Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

MÓDULO 02 - Aula 01 - 06/11/2010

Olá, mais um Módulo se inicia e com ele muitas expectativas e discussões importantes para o trabalho dos funcionários nas escolas.

Este módulo 02 - Educadores e Educandos: tempos históricos, tem por objetivo  " a aquisição de conhecimentos históricos e de interpretações da escola e da educação como espaços coletivos de formação humana, de contradições, de diversidade étnico-cultural. Espera-se que o cursista compreenda a educação e a escola como parte da cultura de um povo, num determinado tempo e espaço. E, além disso, que a história é construída por homens e mulheres em movimentos constantes de transformação, de rupturas ou de continuidades."

De início fiz uma proposta de entrevista entre duplas (sorteadas previamente) onde conheceriam as experiências dos colegas na escola, enquanto alunos. Como era esta escola, o que era considerado escola nesta época, o que mais te marcou, se algum funcionário te marcou e por que. Para relembrar a organização escolar, assistimos a um vídeo sobre os níveis e modalidades da educação, veja:

 fonte: youtube.com.br


Após esta dinâmica, foi solicitado que cada cursista descreva a entrevista do colega em seu memorial, ou seja, de quem entrevistou. Com esta dinâmica, pudemos em pouco tempo relembrar nosso tempo escolar, em qualquer nível ou modalidade da educação brasileira, qual concepção de educação era vigente na época e se alguma funcionário fez parte de nossa história.

Na sequência, assistimos à vídeo aula da autora do Módulo 02,  e foi solicitado que cada cursista registrasse para posterior reflexão no memorial um aspecto que você concorda com a autora e outro aspecto que você não concorda com a autora.

Depois do vídeo e da discussão, realizamos nosso intervalo, com o saboroso café da Claudete e da Marta, colegas que se encarregaram de comprar a garrafa térmica (lembrem de contribuir com R$1.00) e organizaram a mesa e depois recolheram. Na próxima aula presencial será a vez dos irmãos Eliane e Fernando, lembrando que os colegas não precisam trazer lanches, pois sobrou bastante biscoitos e os irmãos se comprometeram em trazer sanduíche e o café.

No retorno do intervalo a nossa Coordenadora Joice do Profuncionário no Colégio José Guimarães, deu as boas vindas a todos cursistas e esclareceu algumas dúvidas quanto ao funcionamento da escola. Nos motivou com algumas sábias palavras como: “o curso é para vocês, portanto aproveitem estes momentos para o crescimento pessoal e profissional de cada um, é um avanço na educação brasileira esta oportunidade de profissionalização”.

Após esta breve apresentação, retomamos nossa aula com as reorientações do Memorial, período de postagem, escrita, pesquisa e publicações. Lembrem-se também de manter um arquivo em documento de texto com o conteúdo virtual, pois futuramente será solicitado o arquivamento em cd-room.

O Pratique para esta semana e feriado ficou combinado a leitura de TODO o módulo 02, destacando os principais aspectos de cada unidade, que o estudo seja realmente realizado a distância. Também sugeri a leitura do livro: “Pinóquio às avessas” de Rubem Alves, como leitura complementar pois faremos uma discussão em sala com este tema. (http://www.livrariascuritiba.com.br/pinoquioasavessasverus,product,LV178053,3341.aspx)

A PPS (Prática Profissional  Supervisionada) do módulo 02 foi exposta aos cursistas, que já podem adiantar:

·         Assistir a um dos filmes sugeridos (A língua das mariposas; A missão; Desmundo; Carlota Joaquina; O ano em que meus pais saíram de férias; O que é isso companheiro) – fazer anotações sobre o filme como momento histórico, concepção de mundo, de homem, de sociedade, de educação, de controle do Estado. No dia 04/12 todos devem ter assistido ao filme pois a PPS será efetivamente concretizada nesta data, em sala de aula.
·         Linha do tempo da escola (local) de trabalho – destaque para os principais acontecimentos na escola, desde sua inauguração, até implantação de projetos, pessoas ilustres que passaram por ela, etc.. Você encontrará o histórico pronto no Regimento Escolar ou no P.P.P., mas faça uma leitura e sintetize os fatos mais relevantes. Veja aqui como elaborar uma linha do tempo:

Obs.: 1. O prazo para entrega da PPS será dia 04/12/2010 – relatórios + ficha.
          2. As outras atividades serão organizadas na próxima aula presencial.

Já no final da aula, após as dúvidas sanadas foi orientado o sistema para reposição de aulas presenciais durante a semana. Vejam no e-mail pessoal de cada um ou no e-mail da turma que é o multimeiosguima@gmail.com

Finalizo esta postagem com uma mensagem para todos nós:



Até dia 20/11/2010!

Abraços!!

Helton

Um comentário:

  1. hahaha Helton, vc é uma figura!!! vc nervoso pra apresentar sua bandeira?!? até parece...
    Já li a apostila e agora consigo entender pq a grande maioria da população não tem estudo. Desde sempre a educação no nosso país foi secundária, o descaso foi e é muito grande... é revoltante!
    Bom feriado!!!

    ResponderExcluir