Pesquisar este blog

sábado, 23 de outubro de 2010

MÓDULO 01 - Aula 02 - 23/10/2010


Olá,

Iniciarei as postagens das aulas presenciais, com dicas, links, indicação de atividades à distância e minhas impressões quanto ao andamento do curso. Também para "facilitar" a construção dos memoriais virtuais dos cursistas, procurarei estabelecer roteiros do que foi trabalhado nas aulas, em tópicos.

Nossa aula presencial contou com a seguinte estrutura:
  • Distribuição dos “kits” do Bloco Pedagógico (módulos 01 a 09);
  • Entrega das fichas de cadastro dos cursistas, já preenchidas com escola de PPS;
  • Combinados da reposição de aula do dia 30/10 (eleições 2º turno);
  • Orientações gerais da PPS do módulo 01;
  • O que é o memorial, lançamento do desafio “memorial virtual”;
  • Exibição de tutoriais para criação de blogs;
  • Lanche coletivo (café do tutor, rs.. estava bom?)
  • Dinâmica de apresentação da Bandeira Pessoal;
  • Indicação de leituras e atividades a distância.
Quero comentar primeiramente sobre a dinâmica da bandeira pessoal, onde cada cursista elaborou uma bandeira, com os mais diversos recursos (cartolina, sulfite, slides, recortes, etc) que representasse uma resposta para as perguntas a seguir:

1.      1. Qual foi a maior conquista/sucesso que você considera na sua vida até hoje?
2.      2. O que você mais gosta em sua família?
3.      3. Cite 02 coisas ou atividades que você se considera bom.
4.      4. O que precisa melhorar em si mesmo?
5.      5. Se fosse um animal, qual seria?
6.      6. Um símbolo que represente suas expectativas para o curso.

Pudemos observar nas apresentações dos colegas as mais diversas respostas para a mesma pergunta, e algumas que foram idênticas. Com esta dinâmica a turma estabeleceu maior contato, identificando suas preferências e características. Valeu a pena! Uma curiosidade foi o grande número de cursistas que gostam de futebol, outros cozinhar e até mesmo pescadores amadores, já estamos planejando viagens para demonstrar estas habilidades! Rs.. :)

Quanto às orientações da PPS, vale lembrar que a autobiografia é um relato de fatos marcantes de sua história de vida, relacionando este mesmo período com um fato histórico (do Brasil ou do mundo). Exemplo: se eu admiro um ator de cinema e estou relatando um ano da minha vida que este ator ganhou o Oscar, citarei na minha autobiografia. O objetivo é que os cursistas reflitam e registrem sua trajetória, até os dias atuais. Fiz a sugestão de anexar algumas fotos para ilustrar o material, que será devolvido após a verificação. 

Vejam este vídeo que interessante (retirado do youtube): 


Observem que os fatos mais significativos para quem descreveu a vida deste personagem foram ilustrados. Quem sabe alguém se habilita a fazer uma animação de 1 minuto contando sua biografia? Seria ótimo!

Lembrem que o prazo para entrega da PPS do Módulo ficou para o dia 06/11/2010, portanto, organizem-se!

Gostaria também de comentar sobre o “memorial virtual”. O memorial do cursista é uma das atividades realizadas a distância no curso, onde os encontros devem ser registrados, suas atividades, pratiques, reflexões enfim.. com o intuito de que cada um durante sua trajetória na profissionalização reflita sobre seu papel de educador, sua função na escola e para com a sociedade. Já na minha preparação para iniciar a turma, deparei-me com situações vividas em turmas anteriores onde alguns cursistas de Multimeios Didáticos, utilizavam o computador apenas nos módulos específicos, o que dificultava a utilização de linguagens de conhecimento intermediário na informática. 

Então pensei em lançar um desafio para que cada cursista registrasse seu memorial em “blogs” como este, com prazos para postagem, pesquisa de links ou materiais audiovisuais que correspondessem ao conteúdo trabalhado no módulo, suas impressões, reflexões sobre o trabalho desenvolvido enfim.. para que haja uma maior interação com esta ferramenta que está a nosso favor num curso semi presencial e por que não utilizar?

Espero que todos abracem a ideia! O conhecimento que vamos adquirindo a cada encontro irá enriquecê-los profissionalmente e culturalmente, tenham certeza disso!

Assistam às video aulas no youtube:



Finalizo esta primeira postagem (extensa, por sinal!) com a indicação de atividades a distância que devem ser entregues em nossa próxima aula (06/11/2010):

  •  Leitura da apostila do módulo 01 (grifem termos desconhecidos, façam observações!);
  •  Assistam ao vídeo disponível (fonte:Módulo 01 - Funcionários de Escolas: cidadãos, educadores, profissionais e gestores ) onde o Prof. João Monlevade, apresenta este primeiro módulo (destaquem uma consideração sobre sua fala e registrem no memorial);
  •  Entregar impresso/escrito: Pratiques das páginas 36, 46 e 58 (os de baixo).
  •  
    Bom, aguardo comentários sobre minhas postagens pois não quero me “sentir sozinho” nesta imensidão que é o mundo virtual!

    Um ótimo feriado e votem consciente! Um grande abraço a todos e até nosso próximo encontro!

    Até!!

    4 comentários:

    1. Oi Helton, veja se agora vc consegue: http://agathaprofun2010.blogspot.com/

      Gostei do seu blog, muito chiqhe, ainda não sei mexer nisso direito...

      ResponderExcluir
    2. Bom dia, sua postagem é muito transparente e vai ser muito produtiva para todos nós, será um modo excelente para nosso aprendizado, pois irá nos conduzindo pelo caminho que termos que seguir.

      Obrigado por toda essa dedicação.

      O link do meu blog é http://mutimeios.blogspot.com

      ResponderExcluir
    3. Olá Helton e galera de Multimeios,

      "Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim"

      A informalidade dos blogueiros, me permite acrescentar:

      É isso ai...vamo que vamo..rsrs..sem desanimar!

      Bjinhus

      ResponderExcluir